sábado, 27 de agosto de 2011

Riscos e Benefícios da Soja


“Alguns dizem que a soja é saudável e que deve ser consumida regularmente, até mesmo suplementada, outros dizem que ela é perigosa – escondam as crianças, tranquem as portas e protejam-se da soja!”





Vamos ver as últimas pesquisas a respeito da soja:
A soja contém fitoestrógenos, que são hormônios encontrados em plantas, semelhantes aos hormônios humanos.  Eles podem se unir de forma fraca aos receptores de estrógeno do corpo. Para pessoas com tumores sensitivos ao estrógeno(ex: câncer de mama) não é uma idéia tão boa estimular estes receptores.
Mulheres na menopausa que não produzem a mesma quantidade de estrógeno que uma vez já produziram, podem se beneficiar deste aumento hormonal.
É tudo uma questão de moderação. Consumo excessivo de soja pode gerar efeitos colaterais envolvendo os órgãos reprodutivos e a tiróide. A soja diminuí a testosterona, então os homens podem sentir uma queda no apetite sexual e uma diminuição na contagem de esperma. Mulheres sofrem um leque ainda maior de efeitos colaterais, pois a tiróide também é afetada. Quando há excesso de soja, a mulher pode sofrer com fadiga, falta de apetite sexual, grande fluxo menstrual, câimbras, infertilidade, depressão, queda de cabelo, pele seca e ganho de peso.
O processamento da soja também prejudica a sua reputação, já que o processo envolve químicos, como o alumínio e pressões com calor elevado, que rouba os nutrientes que possam conter na soja. Além disso, altas temperaturas destroem as qualidades da proteína o que a torna inútil como fonte protéica. Algumas pessoas preferem caracterizar a soja como um antinutriente, pois contém inibidores de protease, fitatos, saponinas e isoflovonas, que interferem na digestão de nutrientes, absorção de minerais e no sistema imunológico.


O ácido fítico da casca, é a parte que bloqueia a absorção dos minerais, especialmente o cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco. Infelizmente cozinhar a soja não desativa os fitatos, como é feito em outros alimentos ricos nesta substância.
A tripsina é uma enzima responsável pela quebra de proteínas e esta ação é bloqueada pela soja. Quando as protéinas não são completamente quebradas elas tendem a apodrecer no intestino levando a sintomas gastro intestinais. As pesquisas também mostram que quando a tripsina é continuamente inibida o pâncreas fica vulnerável a diversas patologistas, incluindo o câncer.
A soja também contém uma substância que promove a coagulação das células vermelhas que junto com a tripsina pode inibir o crescimento. Porém, fermentar a soja pode desativar estes efeitos.
É importante lembrar  que existem várias fontes escondidas de soja, incluindo a margarina, sorvetes, massas, pães, salgadinhos, cereais, atum em lata, hamburgeres de fast-food e óleo vegetal.
Para mais informações a respeito da polêmica indústria da soja, leia o livro “The Whole Soy Story”, por Kaayla Daniel. A autora declara que um nível seguro para consumir soja é uma quantidade menor do que 36g por dia, uma quantidade similar consumida no Japão, que é o país com o maior consumo de soja no mundo.
Ok, vamos terminar o artigo falando algo positivo sobre a soja. Você sabia que a soja tem potencial para ser uma nova fonte de combustível renovável que pode substituir os plásticos e combustíveis baseados em petróleo ? Isso é uma ótima notícia para as nossas crianças.

0 comentários:

Postar um comentário

» PUBLICIDADE

 

©2011 Saúde & Cia | by SC