Que gravidez não é doença a maior parte de nos já sabemos, mas ainda sobram dúvidas quanto a manutenção de um programa de treino prévio a gravidez ou o início de uma atividade nova e a quem recorrer à fim de obter orientação.
Em princípio o sinal positivo para uma gestante deve advir do médico ginecologista e de mais ninguém. Não é o Fisioterapeuta, ou o Professor de Educação Física quem irá determinar isto, eles sim de acordo com direcionamento do médico especialista é que poderão aplicar a atividade.
Geralmente é preferível evitar atividade física de média ou alta intensidade nos dois primeiros meses de gestação e nos dois últimos meses e a proibição completa só em caso de gravidez de risco.
Ao se aplicar a atividade nos períodos permitidos pelo médico normalmente, se emprega aquelas que a gestante já realizava antes da gravidez, desde que não sejam atividades radicais é lógico. Não é recomendável desenvolver qualquer atividade nova que exija a absorção de uma nova técnica e demais adaptações fisiológicas, simplesmente não é o período mais indicado para isto.
No caso da nossa musculação não vejo exercícios contra- indicados, é só utilizar o bom senso. A medida que a barriga for crescendo ocorrerá um empecilho mecânico a realização de alguns movimentos devendo-se evitar sobrecarga longitudinal na coluna em função da salientação da curvatura lombar.
Atividades especialmente desenvolvidas em algumas academias e clínicas para gestantes por Fisioterapeutas e Professores de Educação Física são altamente recomendadas.
0 comentários:
Postar um comentário