segunda-feira, 12 de setembro de 2011

5 mitos sobre comida

O especialista em nutrição Alan Aragon revela a verdade sobre 5 mitos relacionados a comida.


MITO 1: " Dieta com muita proteína é prejudicial aos rins "


Em 1983, cientistas descobriram que comer mais proteína aumenta a quantidade de sangue filtrada pelos rins por minuto, estressando os rins.


O QUE A CIÊNCIA MOSTRA :



Pesquisadores alemães confirmaram que uma dieta rica em proteína aumenta sim a quantidade de sangue filtrado por minuto, mas não tem nenhum efeito adverso nos rins.
Coma 2g de proteína/dia por cada Kg do peso que você quer chegar. Por exemplo, se você te, 80Kg e quer chegar a 90, coma 180g de proteína, ou se quiser chegar a 70, coma 140g por dia de proteína.

MITO 2: " Batata doce é melhor do que batata inglesa "
Como a batata inglesa é mais comum em forma de batata frita e salgadinhos, ela é relacionada ao risco de obesidade e diabetes. Enquanta a batata doce é comida cozida, ela é relacionada à ser rica em proteínas e baixo índice glicêmico.


 O QUE A CIÊNCIA MOSTRA : 


Batata doce e inglesa têm funções nutricionais diferentes, não podendo ser comparadas. Por exemplo, a doce tem mais fibras e vitamina A, e a inglesa tem mais minerais essenciais, como ferro, magnésio e potássio.


MITO 3: " CARNE VERMELHA CAUSA CÂNCER " 


Em 1986, pesquisadores japoneses viram que ratos alimentados com compostos que são gerados ao cozinhar a carne, desenvolviam câncer. E uma pesquisa entre humanos mostrou um link em potencial da carne e o câncer.


       O QUE A CIÊNCIA MOSTRA :



Não há um estudo que comprove essa relação. A pesquisa citada acima foi feita apenas com perguntas sobre o hábito alimentar, que não é muito confiável.
Não precisa parar de comer carne, apenas retire a parte que queimou.

MITO 4: "XAROPE DE MILHO ENGORDA MAIS DO QUE AÇÚCAR "
Em um estudo feito em 1968, ratos alimentados com mais frutose desnvolveram mais gordura no sangue.



O QUE A CIÊNCIA MOSTRA: 


Tanto a frutose (xarope de milho) quanto a sacarose (açúcar branco) causarão ganho de peso quando consumido em excesso, não há evidência mostrando nenhuma diferença entre esses dois tipos.


MITO 5: " SAL AUMENTA A PRESSÃO E DEVE SER EVITADO "


Em 1940, um pesquisador chamado Walter Kempner se tornou famoso por restringir sal para tratar pessoas com alta pressão sanguínea. Depois, estudos confirmaram que reduzir o sal poderia ajudar na hipertensão.


 O QUE A CIÊNCIA MOSTRA:



Não há razão para pessoas com pressão sanguínea normal reduzirem a quantidade de Sódio ingerida.
Mas se você possui hipertensão, reduzir essa quantidade pode ser útil. Mas se não quiser comer menos sal, pode apenas ingerir mais potássio.
Pois na verdade é o balanço entre os dois minerais que importa. Uma dieta com pouco potássio tem o mesmo efeito na pressão sanguínea do que uma com muito sal.
 

Fonte: http://www.simplyshredded.com/

0 comentários:

Postar um comentário

» PUBLICIDADE

 

©2011 Saúde & Cia | by SC